Ler é ver o Mundo em outros mundos. Viver vidas, saborear gestos e gostos, sentir perfumes...
Olhar para descobrir, compreender, interiorizar, integrar, partilhar...
E Literar? Brincar... com linhas, cores, palavras, imagens, sons, para escutar, transformar e... criar!?
Literatura - Literacia - Leituras , em jeito desprendido sem tempo nem pressa!
BIBCOM - projecto, mérito, bibliotecas, colaboração, amigos...

É com este pano de fundo, colorido e nublado, que percorro o caminho da blogosfera. Um desafio!

sábado, 6 de março de 2010

Março - mês do renascer!

A Primavera está aí, mesmo que a chuva intensa pareça ocultar os seus sinais.
Mas existem para usufruirmos da sua leitura: no florir multicolor dos vasos nos pátios, nos rosas e brancos das árvores dos jardins e das ruas, nos amarelos que ainda vão surpreendendo e no cantar dos melros e companheiros que já encantam com o seu trinado. Há um renascer no ar e, então, por que não inspirar, olhar, escutar e ser!?


Imagens do meu pátio.
A pequena Camellia ou japoneira, como também é conhecida, está, de novo, a florir. Tem uma bela flor vermelha e folhas de verdes, por vezes, brilhante. É sempre com um renovado gosto, que espreito cada botão e vou seguindo o seu crescimento, sempre na expectativa de ver a planta esplendorosa com as suas flores rubras.
Aprendo que é da família das Theaceae, nome comum a estas plantas ornamentais e às do chá, e ainda que na China são conhecidas por "mandarim", (chá) a minha bebida preferida.
Este olhar da natureza vai-se enleando a outras imagens e leituras.
Do livro já lido há muito tempo, um romance de Alexandre Dumas Filho, "A Dama das Camélias", com uma 1ª. edição em 1848, ao teatro, ao cinema e à ópera.
Margarida Gautier, a heroína do romance, foi ganhando novas vidas através de actrizes como Sarah Bernhardt (1870) e, Isabelle Huppert (1980), e se transformou em Violeta Valéry na ópera La Traviata, de Guiseppe Verdi, definitivamente ligada à voz de Maria Callas, que actuou no teatro de S. Carlos com o tenor Alfred Kraus. Deste acontecimento único existe uma gravação.

Mas faz bem escutar e sentir os novos contornos que soprano da actualidade, como a fabulosa Ana Netrebko, oferece à eterna figura da dama das camélias. Libiamo - brindemos a Primavera, o cantar do amor em toda a sua diversidade, com Elina Garanca; Ramón Vargas, Ludovic Tézier. Vale a pena ouvir com um olhar aberto.
São múltiplas as leituras que uma simples flor nos traz...

Sem comentários:

Enviar um comentário