Ler é ver o Mundo em outros mundos. Viver vidas, saborear gestos e gostos, sentir perfumes...
Olhar para descobrir, compreender, interiorizar, integrar, partilhar...
E Literar? Brincar... com linhas, cores, palavras, imagens, sons, para escutar, transformar e... criar!?
Literatura - Literacia - Leituras , em jeito desprendido sem tempo nem pressa!
BIBCOM - projecto, mérito, bibliotecas, colaboração, amigos...

É com este pano de fundo, colorido e nublado, que percorro o caminho da blogosfera. Um desafio!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ferramentas Web 2.0 para professores

Um olhar sobre ferramentas Web 2.0, a nova geração da Internet, mais dinâmica, em que a tónica recai na colaboração, socialização, criatividade e partilha, provoca, por vezes, uma sensação de rodopio, pela diversidade, potencialidades e a falta de tempo que, naturalmente, exige, para reflectir sobre a sua mais-valia pedagógica .
Partilho dois endereços:
http://cidaliaweb.wordpress.com/ CidáliaWeb apresenta num blogue, de uma forma organizada, um manancial de ferramentas para professores e para alunos, iniciando com uma pequena explicação, contextualizando-as. Depois, há que explorar cada uma para se identificar a que mais interessa de acordo com os objectivos pretendidos. É um catálogo global.

http://www.scribd.com/doc/19576895/Web-20-Tools-for-Teachers -/Web-20-Tools-for-Teachers é um documento escrito por Nick Peachey e disponível ele próprio numa ferramenta nova - Scribd. Distingue as diferentes ferramentas web 2.0, a sua finalidade e como utilizá-las.
Apresenta sugestões como recurso pedagógico, o que pode cativar e aproximar o professor e levá-lo a lançar uma espreitadela e, por que não, a ousar viagens a outros mundos, partilhando o percurso com os alunos e a ficar surpreendido com a profundidade dos resultados...
Vale a pena ousar, mesmo que provoque vertigens de início!

Sem comentários:

Enviar um comentário