Ler é ver o Mundo em outros mundos. Viver vidas, saborear gestos e gostos, sentir perfumes...
Olhar para descobrir, compreender, interiorizar, integrar, partilhar...
E Literar? Brincar... com linhas, cores, palavras, imagens, sons, para escutar, transformar e... criar!?
Literatura - Literacia - Leituras , em jeito desprendido sem tempo nem pressa!
BIBCOM - projecto, mérito, bibliotecas, colaboração, amigos...

É com este pano de fundo, colorido e nublado, que percorro o caminho da blogosfera. Um desafio!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mar de longe!

A tecnologia aproxima as distâncias e torna as partilhas mais fáceis, realizando desejos e sonhos, que não passariam de vãs quimeras .
Ontem, através do correio electrónico chegaram fotografias que transportaram um dia bonito, céu azul e mar espelhado, do outro lado do oceano - costa Leste americana, Newport. Partilha de momentos felizes e de amizade.
O mar é um fascínio que já ondeou por perto em vivências por outras paragens e que agora se torna miragem na planura. Estas duas fotografias deste mar que distancia e aproxima duas costas vieram ter comigo ontem, assim, e trouxeram-me à memória e aos sentidos o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen -Liberdade, em Mar novo.


Aqui nesta praia onde

Não há vestígio de impureza,

Aqui onde há somente

Ondas tombando ininterruptamente

Puro espaço e lúcida unidade,

Aqui o tempo apaixonadamente

Encontra a própria liberdade.

Obrigada amigos pelo gostoso sabor da amizade.

2 comentários:

  1. Isabel,
    Esta entrada no teu blogue faz-me lembrar um belo poema do José Carlos de Vasconcelos sobre esse mesmo Atlântico que nos separa e une. Vem no seu livro "O Mar A Mar A Póvoa (ASA, 2001). Aqui vai ele, com um abraço do
    onésimo

    Na Póvoa, lembrando o Rio, sem Drummond

    Suspeito que se caminhar
    sempre a direito
    por esse mar de Deus afora,
    esse mar de Deus sem fim,

    vou dar, sem pôr nem tirar,
    à praia de Copacabana:

    onde mora
    a outra metade de mim,
    a metade solar;

    onde tenho a cama
    sempre aberta e os dentes
    de marfim

    nas arcas do tesouro;
    e meus livros, meus discos,
    meu ouro, meu trigo,

    minha íntima Passárgada,
    meus ombros de barco antigo;

    onde tenho o mar a nascente,
    os amigos à espera,
    e a mesma língua que amo,
    tão diferente,

    voz misteriosa,
    que por toda a parte
    me canta ao ouvido
    Caetano e Chico Buarque.

    E sentindo eu não sinto
    nem chegada nem partida:
    é o mesmo o mar
    e o cais
    da nossa vida.

    José Carlos de Vasconcelos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo enriquecimento. Lindo. Outro olhar e que fala de outras coisas também importantes porque elementos do quotidiano da vida.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar